A resposta da OpenAI

OpenAI lançou novo modelo do ChatGPT

Novidade é apresentada ao mercado na mesma semana quem o chinês DeepSeek abalou o mercado mundial de IA

Tempo de leitura: 3 minutos


Em uma semana em que o mercado de IA foi sacudido pelo lançamento do chatbot chinês DeepSeek, a americana OpenAI parece querer retomar a iniciativa. A companhia anunciou hoje (31) o lançamento do OpenAI o3-mini, o mais novo modelo de raciocínio da empresa, projetado para ser “altamente eficiente em custo e desempenho”.

Disponível tanto na API quanto no ChatGPT, o o3-mini promete avançar os limites dos modelos compactos, oferecendo capacidades “excepcionais” em ciência, matemática e programação, mantendo baixa latência e custo reduzido, características anteriormente vistas no OpenAI o1-mini.

O OpenAI o3-mini é o primeiro modelo compacto da OpenAI a suportar recursos altamente solicitados por desenvolvedores, incluindo chamadas de função, saídas estruturadas e mensagens para desenvolvedores. Esses recursos tornam o modelo pronto para produção desde o lançamento.

Redução de custos

A OpenAI disse que o lançamento do o3-mini marca mais um passo na sua missão de expandir os limites da inteligência acessível e eficiente. A empresa disse que otimizou o raciocínio para áreas STEM, mantendo os custos reduzidos.

“Este modelo continua nossa trajetória de redução de custos na inteligência artificial—diminuindo o preço por token em 95% desde o lançamento do GPT-4—ao mesmo tempo em que mantém capacidades avançadas de raciocínio. À medida que a adoção da IA cresce, seguimos comprometidos em liderar a vanguarda, desenvolvendo modelos que equilibram inteligência, eficiência e segurança em larga escala”, disse a companhia.

Outro destaque do novo modelo é a opção de escolher entre três níveis de esforço de raciocínio: baixo, médio e alto. Isso permite otimizações de acordo com as necessidades específicas dos usuários, seja priorizando rapidez ou aumentando a capacidade de resolver desafios complexos.

No entanto, o o3-mini não possui suporte para recursos visuais, mantendo o OpenAI o1 como a melhor opção para tarefas que envolvem raciocínio visual.

A partir de hoje, o OpenAI o3-mini está sendo disponibilizado na API Chat Completions, Assistants API e Batch API para desenvolvedores nos níveis 3 a 5 de uso da API. Para usuários do ChatGPT, o modelo está acessível nos planos Plus, Team e Pro, com previsão de chegada ao plano Enterprise na próxima semana.

Com essa novidade, o OpenAI o1-mini será substituído pelo o3-mini no seletor de modelos, trazendo vantagens como limites de uso mais altos e menor latência. Os assinantes dos planos Plus e Team passarão de 50 para 150 mensagens diárias, triplicando a capacidade de interação com a IA.

Opções para usuários do plano gratuito

Uma novidade significativa é que, pela primeira vez, um modelo de raciocínio está disponível para usuários do ChatGPT no plano gratuito. Para acessá-lo, basta selecionar a opção “Reason” no compositor de mensagens ou regenerar uma resposta.

No ChatGPT, o modelo padrão do o3-mini operará com esforço de raciocínio médio, equilibrando velocidade e precisão. Assinantes pagos poderão optar pelo o3-mini-high, uma versão mais potente que leva um pouco mais de tempo para gerar respostas. Usuários do plano Pro terão acesso ilimitado a ambas as versões.

Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo