Carreira em IA

Coursera aponta para alta demanda de alunos em cursos de IA

Segundo a plataforma, em média, 6 alunos se inscreveram no conteúdo GenAI a cada minuto

Tempo de leitura: 2 minutos


A Coursera, plataforma de aprendizado online, divulgou suas tendências anuais para o Brasil, com base na atividade de mais de 27 milhões de alunos registrados no país. Em 2024, o país ocupou a 9ª posição no ranking global de estudantes na plataforma. Entre os destaques do ano, duas tendências se sobressaem: o crescimento acelerado do interesse por inteligência artificial generativa (GenAI) e a busca por cursos específicos para funções no mercado de trabalho.

Segundo o relatório da consultoria Oliver Wyman, “How Generative AI is Transforming Business and Society”, 83% dos brasileiros manifestam interesse em treinamento em IA, apontando a necessidade urgente de qualificação profissional na área. Essa demanda se reflete na postura dos empregadores: 71% dos líderes afirmam preferir candidatos com habilidades em IA, mesmo que tenham menos experiência, reforçando a relevância da tecnologia em diversos setores.

“Em 2024, os alunos brasileiros tomaram medidas assertivas para se preparar para o futuro do trabalho, priorizando habilidades em GenAI e outras áreas críticas para permanecer à frente. Seus sucessos de aprendizagem, surgindo em meio aos desafios da disrupção do GenAI, demonstram sua adaptabilidade, resiliência e comprometimento em se destacar em um mercado de trabalho global”, disse Christian Hernandez, Chefe da Coursera Enterprise para a América Latina.

O interesse pelo tema é evidente na Coursera. Em 2024, as matrículas em cursos de GenAI quadruplicaram no Brasil, atingindo 67 mil inscrições até o momento — colocando o país à frente da Espanha e na 9ª posição mundial. Atualmente, seis novos alunos iniciam um curso de GenAI a cada minuto, um aumento significativo em comparação a 2023, quando essa taxa era de uma inscrição a cada três minutos.

O foco dos estudantes também evoluiu: além dos fundamentos da IA generativa, há um interesse crescente na aplicação prática da tecnologia no ambiente de trabalho. No Brasil, 81% dos profissionais já utilizam IA em suas atividades diárias.

“À medida que olhamos para 2025, o impulso global para a alfabetização em IA só se intensificará, e estamos comprometidos em apoiar os alunos brasileiros com educação acessível e relevante para o trabalho para prosperar em um mundo movido a IA”, concluiu Hernandez.

Além da IA, outros cursos seguem em alta entre os brasileiros, como “Inglês para Desenvolvimento de Carreira”, “Introdução à Ciência da Computação com Python”, “Google AI Essentials” e “Marketing Digital”, evidenciando a busca por habilidades versáteis em um mercado de trabalho dinâmico.

Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo