Levantamento

Pesquisa da Edenred mostra otimismo sobre uso da IA no trabalho

Pesquisa realizada pelo grupo mostra que 92% dos respondentes acham que a tecnologia irá melhorar suas tarefas diárias

Tempo de leitura: 2 minutos


Levantamentos realizados pela Edenred Brasil apontam que a maioria dos profissionais vê a inteligência artificial (IA) como um recurso positivo para a rotina de trabalho.

Em uma das pesquisas, que ouviu 430 profissionais, 92% dos entrevistados disseram acreditar que a IA pode melhorar suas atividades diárias. Outros 6% acreditam que a tecnologia poderá realizar todas as suas tarefas, enquanto 2% afirmaram que seu trabalho não será impactado.

Outra pesquisa, conduzida pela Ticket — marca da Edenred Brasil voltada para benefícios corporativos —, focou em profissionais de Recursos Humanos. Entre os respondentes da geração Z (16 a 26 anos), 90% afirmaram que o uso de IA na área é animador. Entre os profissionais da geração Y (27 a 35 anos), esse índice chegou a 100%.

A percepção de que a IA deve melhorar a atuação em RH também foi expressa por todos os participantes da geração Z. Já entre profissionais de 43 a 49 anos, o índice foi de 92%.

Segundo a Edenred, 57% dos seus colaboradores no Brasil já utilizam inteligência artificial em suas rotinas de trabalho, sendo que mais de 30% fazem uso da tecnologia diariamente. A empresa afirma adotar uma estratégia voltada à capacitação interna para o uso responsável dessas ferramentas.

“Realizamos ações internas e externas que reforçam o nosso compromisso com a segurança, a privacidade e a inovação, conectando nossas pessoas a especialistas e conteúdos relevantes para o dia a dia, tanto profissional quanto pessoalmente. Afinal, impulsionar a tecnologia de forma responsável é proteger não apenas dados, mas as pessoas por trás deles”, afirmou Graziella Adas, diretora Jurídica, de Riscos e Regulatório da Edenred Brasil.

Para fortalecer essa cultura, há um foco estratégico do Grupo no aumento progressivo da maturidade no tema, incluindo iniciativas como a Data Protection Week, uma semana de atividades focadas no público interno, que é realizada anualmente e tem como objetivo conscientizar as pessoas colaboradoras sobre inteligência artificial e proteção de dados. A última, realizada em janeiro de 2025, reuniu mais de 280 participantes para debates e trocas de conhecimento. “Em um mundo onde a confiança na tecnologia é essencial, convidamos especialistas renomados para discutir tendências, desafios e soluções inovadoras do mundo de IA e proteção de dados com nossas pessoas”, conta a executiva.

Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo