Mercado de trabalho

Profissionais de marketing no Brasil que usam IA no dia a dia já são maioria, aponta pesquisa

Dados da Intelligenzia apontam que a ferramenta mais usada é o ChatGPT, que lidera com folga na preferência das pessoas que atuam na área

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Uma nova pesquisa indica que 64% dos profissionais brasileiros de marketing que atuam em áreas B2B já utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa no dia a dia. Esse número supera a média dos demais países da América Latina, onde a adoção da IA está em 49%.

Os dados fazem parte da mais recente edição da pesquisa “O Status do Marketing B2B”, realizada pela Intelligenzia, que neste ano expandiu sua análise para incluir outros países da América Latina. Ao todo, 958 profissionais de marketing em empresas B2B responderam ao questionário, sendo 437 do Brasil, 239 da Colômbia, 126 do Chile, 82 do México, 56 do Peru e 18 da Argentina.

Os números mostram um dado interessante: as pessoas estão usando IA no trabalho – mas isso não é algo adotado pelas empresas. Existe uma ideia de que a IA irá tirar os empregos, mas em nível corporativo, essas ferramentas têm tido uma adoção muito mais tímida”, disse a gerente de Estratégias Digitais da Intelligenzia, Gabrielly Abrantes.

A preferência dos profissionais de marketing no Brasil é pelo ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, que lidera com folga e é adotado por 88% dos profissionais no país. Apenas 6% adotaram o Copilot – a solução oferecida pela Microsoft para empresas. Outros 4% utilizam o Gemini, da Google, e 2% usam a IA Claude, da Anthropic.

Nos países latinos, 66% usam o ChatGPT, enquanto Gemini e Copilot são utilizados por 10% dos profissionais, e Adobe Firefly, por 3%.

O ChatGPT é muito popular, mas pouco utilizado corporativamente, por questões como a segurança da informação. Já o Copilot, que foi desenvolvido pela Microsoft para uso corporativo, teve uma evolução mais lenta, provavelmente por conta do custo”, analisou Gabrielly.

No Brasil, 55% das empresas reportaram um aumento no orçamento de marketing em 2024 em comparação a 2023 – uma desaceleração em relação ao ano passado, quando 61% das empresas tiveram seus orçamentos ampliados. Nos outros países latino-americanos, apenas 38% dos respondentes observaram aumento de verba neste ano, mas 71% esperam um orçamento maior para 2025, contra 64% dos brasileiros.

O ano de 2024 também marcou o retorno dos eventos presenciais ao planejamento de marketing na América Latina: 65% dos profissionais no Brasil e 60% nos demais países alocaram a maior parte do orçamento em feiras e eventos físicos. A geração de conteúdo foi a segunda prioridade para 59% dos brasileiros e 53% dos latino-americanos, seguida pela mídia paga, adotada por 51% dos brasileiros e 43% dos outros países.

Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no site da Intelligenzia.

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