A crescente integração entre inteligência artificial (IA) e medicina tem trazido benefícios significativos para a Pesquisa Clínica, área essencial na descoberta de novas vacinas e medicamentos. Os estudos clínicos, que envolvem testes com humanos para garantir a segurança e eficácia dos tratamentos, podem ser otimizados com o uso da IA e facilitar a busca por voluntários para testes de novas vacinas.
Uma das principais aplicações da IA nesse campo é a triagem inicial de voluntários, facilitando a identificação de pacientes compatíveis com os estudos. A tecnologia permite cruzar informações de registros médicos e dados clínicos para encontrar perfis adequados de forma mais ágil.
“Encontrar pacientes com um perfil específico em um período curto de tempo é um grande desafio, por isso a tecnologia pode ser uma aliada para otimizar esse tempo e facilitar na hora de encontrar o perfil desejado”, destaca Fernando de Rezende Francisco, Gerente Executivo da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO).
Segundo ele, toda pesquisa clínica precisa de um grupo específico com determinadas características, e em algumas situações, leva um tempo para encontrar o número de pessoas necessárias para participar dos estudos, o que pode atrasá-los.
Além da triagem de pacientes, a inteligência artificial também pode contribuir em outros aspectos da pesquisa clínica, como a logística de deslocamento dos voluntários e a análise de dados em tempo real. Essa tecnologia beneficia todas as partes envolvidas no processo, incluindo pesquisadores, médicos, pacientes e patrocinadores.
“Com a tecnologia, as decisões poderão ser mais rápidas e assertivas, já que as informações serão extraídas de dados clínicos em tempo real. Isso impactará diretamente a saúde da população, que poderá ter acesso a novas opções de tratamento sem longas esperas”, finaliza Francisco.
Há 17 anos, a ABRACO representa as ORPCs (Organizações Representativas de Pesquisa Clínica) e contribui para a melhoria dos processos e atividades do setor. A entidade também realiza eventos e workshops para aproximar o paciente e o público leigo dos profissionais da área.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo