A empresa brasileira de inteligência artificial WideLabs anunciou o lançamento do Amazônia 360, uma evolução do seu modelo conversacional Amazônia IA. A nova plataforma tem como objetivo auxiliar na gestão de dados e na tomada de decisões nos negócios e estará disponível para empresas de todo o mundo.
A WideLabs diz que o Amazônia 360 se destaca como a primeira PaaS (Plataforma como Serviço) de IA soberana do Brasil. A tecnologia permite que organizações públicas e privadas tenham total controle sobre seus dados e personalizem suas soluções de IA.
A companhia também afirma que a plataforma possibilita que cada empresa tenha sua própria IA para curadoria de dados, aprofundamento de temas estratégicos e geração de insights a partir do cruzamento de informações. Além disso, é possível automatizar tarefas repetitivas, permitindo que as equipes se concentrem em aspectos estratégicos do negócio.
Desenvolvida para garantir altos padrões de segurança e privacidade, a arquitetura RAG (Retrieval-Augmented Generation) do Amazônia 360 é totalmente hospedada no ambiente do cliente, assegurando a proteção de informações sensíveis. De acordo com Nelson Leoni, CEO da WideLabs, a empresa implementou um sistema de permissões em camadas, adaptável à hierarquia organizacional de cada cliente.
“Nossa plataforma não apenas cumpre, mas excede as normas da LGPD, GDPR e outras regulamentações de mercado, garantindo que os dados do cliente jamais sejam utilizados para treinamento ou outros fins”, afirmou Leoni.
O Amazônia 360 oferece suporte nativo ao português e conta com uma suíte completa de modelos de IA otimizados para o mercado brasileiro, com versões especializadas para diferentes setores. A plataforma também é multilíngue, atendendo a demandas específicas de diversos mercados.
“Nosso objetivo com as soluções da WideLabs é impulsionar o desenvolvimento empresarial no Brasil, democratizando o uso de IA e fortalecendo nossa soberania tecnológica”, concluiu Leoni.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo