Uma pesquisa realizada pela Ipsos em parceria com o Google, envolvendo 21 mil pessoas de 21 países, revelou que, em 2024, o Brasil superou a média global no uso de inteligência artificial (IA). Enquanto 54% dos brasileiros afirmaram ter utilizado IA generativa — responsável por criar conteúdos como imagens, músicas e textos —, a média global foi de 48%.
O estudo, intitulado Nossa Vida com IA: Da inovação à aplicação, destacou que o otimismo em relação ao potencial da IA cresce à medida que seus benefícios se tornam evidentes. No Brasil, 65% dos entrevistados consideram a tecnologia promissora por sua contribuição em diversas áreas da vida, um percentual superior à média global de 57%.
“Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos que ajudem brasileiros de todas as áreas a prosperar nesta nova era”, afirma o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho.
A pesquisa revelou ainda que os brasileiros estão entre os mais otimistas quanto ao impacto da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho e na vida cotidiana. Pelo menos 60% dos entrevistados acreditam que a IA pode aumentar a expectativa de ganhos e criar mais empregos, enquanto a média global para essa visão é de 49%. A confiança nas transformações causadas pela IA no mercado de trabalho cresceu no Brasil, passando de 62% em 2023 para 68% em 2024. Além disso, o número de trabalhadores que consideram necessário buscar um novo emprego devido à IA caiu de 20% para 15% no mesmo período.
Os brasileiros enxergam a IA como uma força transformadora em áreas como ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%). Para 64% da população, os benefícios da IA, especialmente nas áreas científicas e médicas, superam os riscos. Segundo Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, “os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana”.
No dia a dia, 81% destacam o uso da IA na busca por informações online, 76% valorizam assistentes pessoais e 74% reconhecem seu impacto no apoio aos estudos. Ferramentas como tradutores (89%) e assistentes de escrita (85%) também são amplamente vistas como essenciais. No ambiente profissional, 78% afirmam utilizar IA no trabalho, e 88% consideram que ela é fundamental para lidar com informações complexas e encontrar soluções inovadoras para desafios de negócios.
– Com informações da Agência Brasil
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo