Mercado de trabalho

Cargo de gestor de IA deve ganhar força no mercado, avalia Grupo Irrah

Profissional será responsável por transformar as ferramentas de IA em soluções práticas, conectando tecnologia com o cliente

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O cargo de Gestor de Inteligência Artificial está emergindo como uma tendência que deve ganhar destaque no mercado brasileiro. O Grupo Irrah, especializado em soluções para o setor varejista, avalia que o avanço da inovação nos últimos anos tornará esse profissional peça-chave para as empresas que buscam se adaptar a essa nova realidade.

“Ele é o responsável por transformar as ferramentas de IA em soluções práticas, conectando tecnologia com o cliente de maneira que gerem resultados reais. E, claro, esse profissional também vai estar sempre de olho no que está acontecendo no mercado global para garantir que a empresa não fique para trás”, destaca o diretor de Tecnologia da Informação do Grupo IRRAH, Mateus Miranda.

O executivo explica que o Gestor de Inteligência Artificial deve dominar não apenas ferramentas de IA, mas também outras tecnologias como Machine Learning, IoT (Internet das Coisas), chatbots, assistentes virtuais, processamento de linguagem natural (NLP), visão computacional e automação de processos robóticos (RPA).

“Mais do que gerenciar a tecnologia em si, ele atua como um facilitador, garantindo que as soluções de IA se integrem de maneira eficiente nas operações da empresa, mas sem perder o foco no valor humano”, acrescenta Miranda.

No Brasil, a demanda por profissionais de IA deve crescer 150% este ano, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES). Esse crescimento é impulsionado pela crescente adoção da IA nas empresas, pela necessidade de desenvolver novas tecnologias e aplicações e pelo aumento da complexidade dos sistemas inteligentes.

Veja a lista de habilidades que um Gestor de IA deve dominar, segundo o Grupo Irrah:

  • Machine Learning (Aprendizado de máquina) – Algoritmos que permitem que sistemas aprendam e melhorem com base em dados, sem necessidade de programação explícita. Utilizado em recomendações de produtos, análise preditiva e automação de processos.
  • Chatbots e assistentes virtuais – Ferramentas baseadas em IA para atendimento ao cliente, capazes de responder automaticamente a perguntas e resolver problemas sem intervenção humana, como assistentes no WhatsApp e plataformas de e-commerce.
  • Análise preditiva – Algoritmos de IA que preveem tendências futuras com base em dados históricos, auxiliando decisões estratégicas sobre estoques, campanhas de marketing e comportamento do consumidor.
  • Processamento de linguagem natural (NLP) – Tecnologias que permitem que máquinas compreendam, interpretem e respondam à linguagem humana de forma natural, sendo aplicadas em tradução automática, assistentes virtuais e análise de sentimentos.
  • Visão Computacional – Tecnologias que possibilitam que computadores “vejam” e interpretem o ambiente ao seu redor, processando imagens e vídeos. Aplicado em segurança, automação de armazéns e reconhecimento facial.
  • Automação de Processos Robóticos (RPA) – Softwares que automatizam tarefas repetitivas e baseadas em regras, liberando colaboradores para atividades de maior valor agregado. Muito utilizado nos setores financeiro, de RH e atendimento ao cliente.
  • IoT (Internet das Coisas) – Conexão de dispositivos à internet para coleta de dados em tempo real, otimizando operações logísticas, monitoramento de inventários e controle de processos industriais.
  • Recomendações personalizadas – Algoritmos que analisam dados de navegação e compras dos usuários para oferecer sugestões personalizadas de produtos ou serviços, como ocorre em plataformas de streaming e e-commerce.

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