Um novo relatório publicado recentemente pelo Secretariado da Organização Mundial do Comércio (OMC) aborda o impacto potencial da inteligência artificial (IA) no comércio mundial. De acordo com o documento, em um cenário otimista de adoção universal da IA e alto crescimento de produtividade até 2040, o crescimento real do comércio global pode aumentar quase 14 pontos percentuais. O relatório está disponível neste link.
Já em um cenário mais cauteloso, com adoção desigual e baixo crescimento de produtividade, o aumento seria de apenas 7 pontos percentuais. Economias de alta renda devem ver os maiores ganhos de produtividade, mas economias de baixa renda têm maior potencial para reduzir custos comerciais.
Intitulado “Comércio com Inteligência: Como a IA molda e é moldada pelo Comércio Internacional”, o relatório explora como a IA pode reduzir custos comerciais, transformar o comércio de serviços, aumentar o comércio de bens e serviços relacionados à IA e redefinir as vantagens comparativas das economias.
Ele também destaca a crescente fragmentação das abordagens regulatórias em relação à IA, o que pode impactar particularmente as oportunidades de comércio para micro, pequenas e médias empresas. Além disso, o relatório apresenta iniciativas governamentais em níveis doméstico, regional e internacional para promover e regular a IA.

“Este relatório visa estimular um debate sobre como a OMC pode promover o desenvolvimento e a aplicação da IA, ajudando a mitigar seus riscos associados e preocupações crescentes com a fragmentação regulatória. Nesse sentido, duas questões orientadoras que o relatório busca abordar são: como a OMC pode garantir que os benefícios da IA sejam amplamente compartilhados? Como os desafios que a IA apresenta podem ser enfrentados de forma coordenada globalmente?”, disse a Diretora-Geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala.
O relatório argumenta que a IA pode ajudar a reduzir custos associados à logística comercial, gestão da cadeia de suprimentos e conformidade regulatória. Por exemplo, ela pode automatizar processos de liberação aduaneira, navegar em regulamentações complexas e prever riscos, facilitando o comércio global.
Ao reduzir custos comerciais, a IA pode equilibrar as condições para economias em desenvolvimento e pequenas empresas, permitindo que superem barreiras, acessem mercados globais e participem do comércio internacional.
De acordo com o relatório, em um cenário otimista de adoção universal da IA e alto crescimento de produtividade até 2040, o crescimento real do comércio global pode aumentar quase 14 pontos percentuais. Em um cenário mais cauteloso, com adoção desigual e baixo crescimento de produtividade, o aumento seria de apenas 7 pontos percentuais. Economias de alta renda devem ver os maiores ganhos de produtividade, mas economias de baixa renda têm maior potencial para reduzir custos comerciais.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo