Debate

Evento em São Paulo vai discutir o uso de energia nuclear para alimentar data centers

ABDAN e LZA Engenharia organizam debate sobre as vantagens de pequenos reatores modulares no fornecimento de energia para centro de dados

Tempo de leitura: 2 minutos


A Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) e a LZA Engenharia promovem o evento Nuclear 360º: SMRs – A Solução Nuclear para os Data Centers, que ocorrerá no dia 20 de fevereiro, às 10h, no auditório da Amazul, em São Paulo.

O encontro reunirá especialistas do setor nuclear e representantes de empresas de tecnologia para discutir o papel dos Reatores Modulares Pequenos (SMRs) como uma alternativa sustentável para suprir a crescente demanda energética dos data centers.

Os chamados SMRs são uma nova tendência da indústria nuclear mundial. Trata-se de uma alternativa aos reatores “convencionais” e possuem menores custos de construção. Além disso, o tempo para o desenvolvimento desses reatores é menor na comparação com outros modelos.

Segundo especialistas do setor nuclear, os SMRs são apontados como uma solução viável para garantir a estabilidade energética necessária para essas infraestruturas críticas da economia digital.

“Atualmente, data centers de grandes empresas, como Google, Amazon e Microsoft, consomem volumes gigantescos de energia, muitas vezes comparáveis ao de pequenas cidades. A busca por fontes de energia estáveis e limpas é essencial, especialmente diante das metas globais de descarbonização e a crescente dependência da computação em nuvem, inteligência artificial e armazenamento de big data”, revela o presidente da ABDAN, Celso Cunha.

O evento Nuclear 360º promete ser um espaço fundamental para troca de conhecimentos e apresentação de novas perspectivas sobre o futuro energético dos data centers no Brasil e no mundo.

“A tecnologia nuclear oferece uma alternativa segura e eficiente às fontes intermitentes, como a energia solar e eólica, garantindo maior confiabilidade para operações que não podem sofrer interrupções”, afirma o CEO da LZA Engenharia, Panagiotis Lazaridis.

Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo