A Foxconn lançou nesta segunda-feira (10) seu primeiro grande modelo de linguagem (LLM), chamado FoxBrain. A empresa afirma que o modelo foi treinado em apenas quatro semanas, utilizando um método mais eficiente e de menor custo.
A companhia pretende usá-lo em seus sistemas internos, incluindo análise de dados, suporte a decisões, colaboração de documentos, matemática, raciocínio, resolução de problemas e geração de código. No entanto, a Foxconn declarou que a tecnologia será open source e disponibilizada publicamente no futuro.
O treinamento do FoxBrain foi realizado com 120 GPUs NVIDIA H100, interconectadas por NVIDIA Quantum-2 InfiniBand. A Foxconn afirma que esse processo representa um avanço significativo, pois adota uma abordagem mais eficiente e econômica em comparação com outros modelos recentes do mercado.
A empresa asiática também destacou que, nos testes de desempenho, o FoxBrain apresentou melhorias abrangentes em matemática em relação ao modelo-base Meta Llama 3.1. Além disso, segundo a Foxconn, o modelo superou as versões mais recentes da Meta na capacidade de raciocínio matemático.
“Embora ainda exista uma pequena diferença em relação ao modelo de destilação da DeepSeek, seu desempenho já está muito próximo dos padrões de referência mundial”, detalhou a empresa.
Os resultados do FoxBrain serão apresentados pela primeira vez em uma grande conferência durante o NVIDIA GTC 2025, na palestra “From Open Source to Frontier AI: Build, Customize, and Extend Foundation Models”, que ocorrerá em 20 de março de 2025.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo
One thought on “Foxconn anuncia seu próprio modelo de IA, que terá código aberto em breve”
Comments are closed.