O Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), em Pernambuco, está na linha de frente da aplicação de inteligência artificial (IA) no setor elétrico. Segundo Nathalia Padilha, gerente de Estratégia e Inovação do Instituto, a agenda para este ano contempla avanços em áreas estratégicas, como aprimoramento da gestão de ativos, prevenção de falhas e segurança cibernética. Até o momento, já foram desenvolvidos e estão em andamento pelo menos cinco grandes projetos.
Entre as iniciativas, destaca-se o Sistema Inteligente de Otimização de Gestão de Ativos, criado para monitorar e administrar equipamentos elétricos por meio de IA, com o intuito de evitar interrupções no fornecimento e diminuir o tempo de reparos. Outro projeto relevante é a Análise de Perturbações, voltado para a identificação e investigação de anomalias na rede elétrica, permitindo respostas ágeis e eficientes para garantir a estabilidade do sistema.

Além disso, o IATI já implementou o projeto de Consciência Situacional, que reúne ferramentas para auxiliar operadores na interpretação de dados em tempo real de maneira precisa, aprimorando a tomada de decisões operacionais. Por fim, os projetos E-Lounge e Eletroposto são voltados para soluções de recarga de veículos elétricos, incorporando IA para otimizar a gestão de energia e atender à crescente demanda por mobilidade sustentável.
Ainda no final do ano passado, o IATI integrou o projeto MERGE (Microgrids for Efficient, Reliable and Greener Energy), da CPFL Energia, que resultou na inauguração da CampusGrid, um sistema local de geração, armazenamento e gerenciamento de energia. A iniciativa recebeu um investimento de R$ 45,3 milhões.
Fundado em 2015, o IATI é um instituto de pesquisa privado, sem fins lucrativos, que atua por meio de parcerias estratégicas com universidades, outros centros de pesquisa e a indústria, trabalhando de forma colaborativa para transformar ideias em soluções concretas. Atualmente, o instituto conduz mais de 40 projetos, com um investimento superior a R$ 100 milhões, abrangendo áreas como energias renováveis, biotecnologia, cidades inteligentes, mobilidade elétrica, armazenamento energético, tecnologia da informação e hidrogênio verde.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo