A Inteligência Artificial tem ganhado espaço estratégico na indústria de cosméticos, impulsionando inovações em formulações, personalização de produtos e conexão com o consumidor. É o que afirma Maria Eliza Samy, Gerente de Marketing da Lubrizol na América Latina, nossa entrevistada de hoje na série especial “O Futuro da IA no Brasil“. Segunda a executiva, a Lubrizol dispõe de um laboratório digital que usa IA para antecipar tendências e desenvolver soluções alinhadas às demandas do mercado.
Como você vê o papel do Brasil no mercado global de IA hoje — e qual deve ser o peso do país nesse setor nos próximos anos?
A adoção da Inteligência Artificial (IA) tem transformado o mercado de cosméticos por meio de personalização das soluções, maior eficiência e conexão com o consumidor, além de ser um importante impulsionador de inovação. Da busca por informações mais assertivas a respeito do comportamento dos públicos de interesse ao desenvolvimento das formulações dos produtos, o impacto já é percebido em grande parte das etapas de produção da indústria.
E, na Lubrizol, o uso da IA é mais do que realidade. Como por exemplo, atuamos na personalização e eficiência dos ingredientes nas formulações de produtos de beleza. Isso nos torna um parceiro estratégico de empresas na busca por novas soluções para atender as crescentes e dinâmicas demandas do mercado, especialmente para os cuidados com a pele e cabelos.

O que ainda falta para o Brasil avançar mais nesse mercado e aproveitar plenamente as oportunidades atuais?
Dentre as diversas aplicações da IA no segmento de cosméticos, a comunicação emocional com o consumidor é um dos grandes desafios que se apresentam no mercado, justamente por se tratar de algo relativamente novo.
Quando uma empresa entende de forma mais profunda os diferentes estados emocionais de seu público, é possível ofertar soluções mais adequadas e até mesmo transformadoras para seu cliente por meio, inclusive, de uma comunicação personalizada. Desta forma, desenvolver essa vertente de aplicação da IA pode impulsionar os negócios e, até mesmo, acelerar o processo de pesquisa.
Quais são as principais iniciativas ou inovações em IA que sua empresa está desenvolvendo atualmente?
A Lubrizol tem a inovação como um pilar estratégico fundamental, promovendo diariamente um ambiente de busca por novas soluções, mantendo-nos na vanguarda do mercado. Investimos em soluções de pesquisa com IA, quando lançamos o Foresee™ Lab, um laboratório digital desenvolvido pela Lubrizol que combina ciência e tendências, levando em consideração as diversas percepções do consumidor e do mercado para direcionar o desenvolvimento de nossas soluções inovadoras. Essa plataforma fornece insights estratégicos, consolidando-nos como uma das referências globais em pesquisas cosméticas com IA.
O Foresee™ Lab foi desenvolvido considerando, de forma estratégica, os múltiplos fatores em que o futuro da beleza está sendo moldado, incluindo sustentabilidade, tecnologia, crescimento dos influenciadores e questões demográficas. A avaliação desse mercado, considerando todas essas variáveis, é complexa para determinar as tendências do setor. Desta forma, o Foresee Lab™ conecta as informações coletadas sobre o mercado e o consumidor – local e global – com o portfólio de ingredientes ativos e funcionais da Lubrizol.
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