A inteligência artificial (IA) tem o potencial de revolucionar a indústria de beleza, oferecendo uma ampla gama de benefícios tanto para fabricantes quanto para consumidores. Para a Lubrizol Corporation, subsidiária da Berkshire Hathaway e um dos maiores grupos químicos do mundo, a IA tem sido usada para ajudar a antecipar os anseios e tendências desse mercado.
A Lubrizol é dona da plataforma de IA Foresee Lab, que auxilia a identificar necessidades não atendidas e oferecer soluções holísticas que empregam a ciência mais moderna para melhorar a vida das pessoas. O interesse do consumidor por produtos cosméticos em bastão tem crescido fortemente, chegando a um aumento de 250%, conforme levantamento feito pela Lubrizol em um estudo que analisou as buscas on-line dos consumidores nos últimos 12 meses e detectou demanda reprimida por sticks para uma gama cada vez maior de produtos de beleza.
“A inteligência artificial tem mostrado as tendências e aberto os caminhos para que possamos empregar nossas soluções na hora certa junto aos nossos clientes e fabricantes de cosméticos”, explica Renata Solfredini, diretora global de Home e de Beauty, Home, Pharma e Nutra para a América Latina da Lubrizol. “Uma vez detectada a demanda exponencial na ponta consumidora, sai na frente quem apostar nos melhores e mais eficientes ingredientes para compor produtos que vão desaparecer das prateleiras”, diz.
A análise do Foresee Lab quantificou essa preferência do consumidor, já antecipada pela Lubrizol por meio de estudos contínuos e do desenvolvimento de moléculas inovadoras no segmento em nível mundial. Por isso, o setor de cosméticos se movimenta para, nesse verão, oferecer a solução mais eficaz e econômica em filtros UV em bastão formulados sozinhos ou embarcados em maquiagens, hidratantes ou anti-aging.
Para a diretora, a principal mudança que levou a essa “explosão” de procura por sticks está no fato de as novas tecnologias estudadas e desenvolvidas há anos pela Lubrizol – capazes de modificar o estado de um produto líquido para gel ou bastão – terem se tornado cada vez mais acessíveis e de maior qualidade para a indústria de cosméticos.
“Ao aplicar a IA na cosmética, a indústria de beleza acelera o ciclo de inovação, surpreende o cliente ao antecipar suas necessidades e desejos em constante evolução”, conclui a diretora da Lubrizol.
A Lubrizol é fornecedora global de soluções tecnológicas em ingredientes para a indústria cosmética e está sediada em Wickliffe, em Ohio, nos Estados Unidos. No Brasil, está presente desde a década de 70, com duas fábricas, uma em Paulínia, em São Paulo, e outra em Belford Roxo, no Rio de Janeiro.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo