Ministro de Minas e Energia terá reunião com dona do TikTok de olho em data center no Ceará

Investimento no projeto pode chegar a 50 bilhões no estado, que é um dos líderes na produção de energia renovável no Brasil

Tempo de leitura: 1 minuto


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que, nesta terça-feira, 13 de maio, se reunirá com representantes da ByteDance, empresa dona do TikTok, para discutir um investimento de R$ 50 bilhões no Brasil, destinado à construção de um data center no Ceará, especificamente no Porto de Pecém.

Em entrevista a jornalistas na China na segunda-feira (12), Silveira explicou que os governos federal e estadual estão colaborando para fortalecer as linhas de transmissão no Ceará, de forma a viabilizar o investimento. O objetivo é otimizar o escoamento de energia até o Porto de Pecém.

O ministro destacou que a energia utilizada nessas instalações será exclusivamente renovável. Ele também esclareceu que a escolha do Ceará pela plataforma chinesa se deve ao grande potencial do estado para a produção de energia limpa e renovável.

“A maior parte desses investimentos, tanto em inteligência artificial quanto de data center, exige, até por uma questão de compliance, que a energia seja limpa e renovável. E o Brasil é o celeiro dessas energias”, declarou.

Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo