A Petrobras anunciou a abertura da chamada pública HPC Acadêmico de Libra 2025, com inscrições disponíveis até o dia 2 de abril de 2025 neste link. O objetivo do projeto é fornecer uma infraestrutura de processamento de alto desempenho (HPC) focada em Inteligência Artificial (IA), que será utilizada por diversas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) nacionais.
A iniciativa busca atender à crescente demanda por capacidade computacional dos projetos da Petrobras e de seus parceiros no Consórcio de Libra. Além disso, um dos principais objetivos da chamada é garantir o uso responsável da energia empregada na solução, priorizando fontes que reduzam a pegada de carbono e promovam um consumo energético racional e inteligente.
Esse projeto também está alinhado com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), especificamente no eixo de infraestrutura, que visa ampliar significativamente a capacidade de HPC do Brasil para aplicações de IA.
Para participar, os proponentes devem atender a critérios específicos. É necessário que a instituição seja um Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (CENAPAD) ou possua experiência comprovada na administração de ambientes de HPC. Além disso, a instituição deve ter operado pelo menos um supercomputador listado no ranking do TOP500 nos últimos 10 anos. O fornecedor do hardware também deve possuir pelo menos um equipamento incluído na última edição do TOP500.
A nova plataforma deverá contar com uma tecnologia de ponta. São desejadas no mínimo 3 partições: propósito geral baseado em CPUs; partições aceleradas com GPUs; e, propósito geral de próxima geração com CPUs ARM. Todos os detalhes técnicos também estão disponíveis no site da Petrobras.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo