
Algumas cidades brasileiras estão adotando a inteligência artificial (IA) para aumentar a produtividade, otimizar serviços e fortalecer suas economias. O dado faz parte de um estudo global realizado pela ServiceNow e Deloitte, em parceria com a ThoughtLab. O levantamento aponta que o Brasil está destacando-se como líder na adoção de IA na América Latina, com São Paulo, Curitiba e Niterói classificadas como líderes nesse campo. Belo Horizonte, Aracaju, Porto Alegre, Recife e Vila Velha também estão avançando em iniciativas de IA.
O estudo destaca que as cidades brasileiras estão evoluindo em infraestrutura urbana, gestão de resíduos com IA e segurança cibernética. Por isso, o país está em uma posição relevante na transformação urbana impulsionada por inteligência artificial. Com a ampliação dessas iniciativas, o Brasil se consolida, portanto, como referência na América Latina para a adoção da IA.
São Paulo é uma das 10 principais cidades no uso da IA, utilizando a tecnologia para detectar fraudes, identificar solicitações falsas e coibir o uso indevido de fundos públicos em serviços governamentais. Enquanto isso, Curitiba aposta na sustentabilidade ambiental por meio de modelos e previsões climáticas, aproveitando a IA para fortalecer a resiliência urbana. Niterói, por sua vez, foca na melhoria dos serviços de saúde pública, utilizando IA para analisar tendências de doenças e aprimorar a alocação de recursos médicos.
Belo Horizonte emprega IA na mobilidade e transporte, com foco no gerenciamento de tráfego e otimização do transporte público. Por fim, Aracaju utiliza a tecnologia para segurança e proteção, por meio de monitoramento por vídeo, previsão de crimes, resposta a emergências e mitigação de ataques cibernéticos em infraestruturas críticas.
Dados globais
O estudo, intitulado “Cidades do Futuro Impulsionadas por IA”, analisou os planos, investimentos e práticas de cidades em 78 países, abrangendo localidades de diferentes níveis de renda e populações que variam de 50 mil a mais de 37 milhões de habitantes. Além disso, os resultados demonstram que a inteligência artificial já está sendo aplicada em diversas áreas urbanas:
- 65% das cidades testam ou utilizam IA para otimizar operações governamentais;
- 64% aplicam IA para aprimorar o transporte público;
- 62% monitoram e respondem a riscos urbanos com IA;
- 60% utilizam IA para gerenciar infraestrutura urbana com mais eficiência;
- 60% adotam IA para promover sustentabilidade;
- 57% empregam IA para melhorar a qualidade de vida da população.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo