Com a crescente digitalização dos últimos anos, o volume de aplicativos e softwares acessados diariamente também aumentou. Para garantir que esses sistemas funcionem corretamente, equipes de Tecnologia da Informação realizam testes rigorosos desde a fase de desenvolvimento até o lançamento.
Esse processo, tradicionalmente demorado, está sendo acelerado com o uso da inteligência artificial. Juliano Haus, CEO da TestBooster.ai, afirma que, com o apoio da IA, é possível identificar falhas de sistema em poucas horas, enquanto antes isso podia levar dias de trabalho manual. A startup afirma que sua tecnologia se diferencia por dispensar a necessidade de programação prévia para a realização dos testes.
“Sua interface intuitiva permite ainda que qualquer pessoa que conheça bem as regras de negócio de seus sistemas possa criar e realizar os testes, sem depender de um profissional especializado”, complementa o executivo.
A autonomia do sistema também permite que os testes rodem simultaneamente e durante a noite, aumentando a produtividade das equipes. Um dos exemplos é a NextAge, empresa de desenvolvimento de software com 17 anos de mercado, que conseguiu reduzir em 40% o tempo dedicado à fase de testes com o uso da solução.
Lançado há dois meses, o TestBooster.ai já atende clientes em diversos estados brasileiros, com maior presença nos setores financeiro, cooperativo e empresas SaaS. A contratação é feita por assinatura, conforme a demanda de cada empresa.
“Acreditamos que este é um importante passo para que no futuro tenhamos um sistema capaz de se autorregular, identificando as falhas e promovendo as correções de forma autônoma”, finalizou Juliano Haus.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo