Novidade

ChatGPT passa a ter ferramenta que realiza pesquisas complexas na internet e faz relatórios para o usuário

Empresa diz que a ferramenta pode realizar em dezenas de minutos o que levaria muitas horas para um humano

Tempo de leitura: 2 minutos


A OpenAI anunciou nesta semana o lançamento do Deep Search dentro do ChatGPT. Segundo a empresa, a ferramenta realiza em dezenas de minutos o que levaria muitas horas para um humano.

Alimentado por uma versão do modelo o3, que é otimizado para navegação na web e análise de dados, o DeepSearch aproveita o raciocínio para pesquisar, interpretar e analisar grandes quantidades de texto, imagens e PDFs na internet, girando conforme necessário em reação às informações que encontra.

A funcionalidade está integrada ao ChatGPT e está disponível para assinantes da versão Pro nos Estados Unidos, com um limite de até 100 consultas por mês. A OpenAI planeja expandir o acesso para outros usuários e regiões no futuro.

A empresa diz que o Deep Search marca um passo significativo em direção ao seu objetivo mais amplo de desenvolver a inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês) – que seria uma IA com capacidade cognitiva equiparável ou ligeiramente superior à dos seres humanos

A empresa afirma que a nova funcionalidade é particularmente eficaz para encontrar informações de nicho não intuitivas que exigiriam a navegação em vários sites. A pesquisa profunda pode levar de 5 a 30 minutos para concluir seu trabalho, levando o tempo necessário para mergulhar fundo na web.

O resultado final da pesquisa chega como um relatório dentro do chat. Nas próximas semanas, a OpenAI afirma que adicionará imagens incorporadas, visualizações de dados e outros resultados analíticos nesses relatórios para maior clareza e contexto.

Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo