Uma nova pesquisa da NordVPN, fornecedora global de soluções em privacidade digital, revelou como os brasileiros estão lidando com o avanço da inteligência artificial (IA) no cotidiano. Os dados apontam que 17% da população teme ser substituída pela tecnologia no trabalho, e 27% acham que a IA está evoluindo rápido demais. Apesar dessas preocupações, o uso da tecnologia cresce no país.
O estudo mostra que 35% dos brasileiros estão buscando se informar sobre IA para se adaptarem melhor ao futuro. Além disso, 24% já utilizam chatbots com frequência no dia a dia ou no trabalho, enquanto 13% recorrem à IA para fins educacionais, e 23% já testaram ferramentas generativas para criação de imagens.
Ainda assim, preocupações com segurança persistem: 27% evitam compartilhar dados sensíveis com IA, e 4% afirmam ter sido vítimas de golpes envolvendo essa tecnologia.
“O crescimento da IA é notável, mas o estudo mostra que a privacidade ainda é uma grande preocupação. É preciso garantir que o progresso tecnológico ande lado a lado com a proteção dos dados dos usuários”, disse Madu Melo, Country Manager da NordVPN no Brasil.
Comparando com outros países, o Brasil lidera em frequência de uso: 42% dos brasileiros que utilizam IA o fazem semanalmente em momentos de lazer, contra 38% na Alemanha e 31% na Itália. No ambiente profissional, 47% dos brasileiros usam ferramentas de IA regularmente, e 26% aplicam os recursos em contextos educacionais – mais que o Japão, onde esse número é de 14%.
O levantamento também revelou recortes interessantes por gênero, geração e faixa de renda. Homens usam IA generativa para criar imagens mais do que mulheres (29% contra 17%), enquanto apenas 27% da Geração Z busca informações sobre o tema, ante 47% dos Boomers. Pessoas com renda mais alta são as que mais utilizam IA no trabalho e para gerar imagens, e profissionais em cargos de gerência também se destacam no uso da tecnologia em momentos de lazer.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo