A Lumen Technologies e a IBM anunciaram uma colaboração estratégica para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial voltadas ao processamento de dados em tempo real na borda das redes. A parceria pretende integrar os produtos de IA Watson da IBM com a infraestrutura Edge Cloud da Lumen, com foco em reduzir custos, latência e riscos relacionados à segurança no uso de tecnologias de IA em larga escala.
As novas soluções de inferência de IA vão combinar a rede de baixa latência e alto rendimento da Lumen com a tecnologia Watson, permitindo que empresas de diversos setores — como serviços financeiros, saúde, manufatura e varejo — processem grandes volumes de dados de forma quase instantânea, mais próxima da origem dos dados.
Com latência inferior a 5 milissegundos, a rede de borda da Lumen será integrada ao Watson para possibilitar o processamento em tempo real, reduzindo a dependência de nuvens públicas. A IBM Consulting atuará como integradora de sistemas preferencial, apoiando os clientes na implantação e escalabilidade de suas soluções de IA.
Aposta da IBM em agentes de IA
Durante o evento Think 2025, realizado nesta semana, o CEO da IBM, Arvind Krishna, afirmou que a empresa está apostando em ferramentas voltadas à administração e desenvolvimento de agentes de IA pelos próprios clientes.
Segundo o executivo, há uma oportunidade para fornecer softwares capazes de integrar agentes de IA de diferentes fornecedores e permitir a criação de soluções personalizadas para casos de uso ainda não explorados.
Krishna também anunciou que a IBM investirá US$ 150 bilhões nos Estados Unidos nos próximos cinco anos, com foco em áreas estratégicas como mainframes, inteligência artificial e computação quântica.
“Entre o mainframe, a inteligência artificial e a computação quântica, acreditamos que haverá um mercado muito saudável, no qual vale a pena investirmos e nos apoiarmos”, afirmou o executivo.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo