Inspeção

ArcelorMittal usa IA para aprimorar a produção de sua fábrica em Resende

Standard Coil é a primeira solução de IA para inspeção de produtos da empresa na América Latina, com potencial de ganho de R$ 1 milhão por ano

Tempo de leitura: 2 minutos


A ArcelorMittal está apostando em inteligência artificial para inspeção de qualidade de sua produção na unidade de Resende (RJ). A empresa revelou que começou a usar sua primeira solução baseada em IA para avaliar bobinas de aço. Batizada de Standard Coil, a ferramenta já começa a trazer ganhos para a siderúrgica.

Desde seu lançamento em setembro de 2024, o Standard Coil emprega um algoritmo de IA integrado ao sistema de câmeras da operação para monitorar e identificar eventuais irregularidades nos produtos. As informações coletadas são processadas por uma plataforma digital que, ao detectar anomalias – como falhas que comprometem a segurança ou a integridade do material -, encaminha os itens para ajustes.

A expectativa é que o projeto gere ganhos financeiros na ordem de R$ 1 milhão por ano. Até o momento, mais de 43 mil bobinas passaram pelo sistema de inspeção, com um índice de acerto do algoritmo chegando a 89%, contribuindo para um Índice de Qualidade (IQ) de 99,70%. Além disso, o retrabalho foi reduzido em 30% e a quebra de estoque caiu 70%, consolidando o sucesso da solução.

Izabelle Lannes, gerente da área de Laminação de Resende e idealizadora do projeto, destaca que a parceria com o Açolab, o laboratório de inovação aberta da ArcelorMittal, foi fundamental para o desenvolvimento do Standard Coil.

“A metodologia colaborativa do Açolab foi essencial para identificar os parceiros ideais e integrar soluções tecnológicas de forma eficiente. Esse processo resultou no desenvolvimento de uma ferramenta inovadora, capaz de elevar os padrões de qualidade e eficiência da empresa. No total, foram necessários 12 meses de estudos para viabilizar essa tecnologia”, destaca Izabelle.

O projeto também contou com a colaboração da Sirros IoT, startup especializada em soluções de internet das coisas para a indústria 4.0, que recebeu investimentos do Açolab Ventures, fundo de CVC da companhia.

Para Paulo Marcelo, diretor da unidade de negócio Sul Fluminense, a iniciativa está alinhada à estratégia da empresa de aprimorar seus processos, produtos e serviços, ao mesmo tempo em que reduz custos e impulsiona a produtividade.

“O projeto não apenas aprimora nossos índices de qualidade e eficiência, mas também reforça nosso compromisso com soluções inteligentes e responsáveis. Os resultados já alcançados na unidade de Resende demonstram o impacto positivo dessa iniciativa, motivando-nos a expandir sua aplicação”, disse Marcelo

A ArcelorMittal já planeja expandir o uso do Standard Coil para outras unidades ao longo do ano, incluindo a usina de Monlevade (MG) e Acindar, na Argentina.

Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo