São Paulo

Brasil ganha novo centro de pesquisa em IA para estimular a inovação e a formação de profissionais

Parceria entre TELUS Digital e USP quer formar talentos, fomentar inovação e promover IA responsável

Tempo de leitura: 2 minutos


O recém inaugurado TELUS Digital Research Hub, fruto da parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a TELUS Digital, nasceu com a meta de estimular a inovação aberta e a formação de novos profissionais de IA, bem como estimular discussões sobre a tecnologia.

O centro vai funcionar no CIAAM (Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina), estrutura criada pela USP em 2023. A TELUS Digital se junta a empresas como IBM, Motorola e Itaú, que também atuam no local com projetos voltados à inovação. O investimento no novo hub será de US$ 1 milhão, distribuído ao longo dos próximos três anos.

Segundo Renato Vicente, Diretor do TELUS Digital Research Hub, a decisão de desenvolver um hub faz parte da estratégia de expansão da empresa para ampliar ainda mais suas pesquisas em IA, bem como contribuir para melhorar a formação de profissionais na área.

“Nosso objetivo é incorporar perspectivas diversas para mitigar vieses, promover IA responsável e contribuir para o debate global sobre seu potencial. A IA não substituirá as pessoas, mas sim aprimorará suas capacidades”, detalha o executivo.

A estrutura do hub inclui 12 bolsas integrais por ano, voltadas para estudantes de graduação, pesquisadores visitantes e pós-doutorandos. Os bolsistas atuarão em projetos de pesquisa junto a professores da USP e especialistas da indústria, com foco em temas como aprendizado de máquina, segurança e governança em IA. Os interessados podem acessar o site do Hub de Pesquisa TELUS Digital para ficar informados sobre o processo de inscrição.

Além disso, o centro terá um fundo para atrair pesquisadores do exterior, que poderão atuar como mentores e compartilhar experiências internacionais com os estudantes. A TELUS Digital também pretende organizar seminários, cursos e aulas públicas para transformar o espaço em um ponto de encontro para o debate sobre IA.

“Estimularemos a pesquisa aberta entre academia e indústria, o que nos dará a oportunidade de evoluir para outros campos. Além disso, a intenção também é incentivar a formação de pessoas para trabalhar em projetos de IA e ajudar na formação de outras”, concluiu Vicente.

Para Sami Bin, Diretor de Operações LATAM da TELUS Digital, o compromisso com experiências excepcionais e personalizadas para os clientes atendidos globalmente ajudará a direcionar sua agenda de pesquisa nos próximos três anos. “Isso incluirá o avanço contínuo do Fuel iX™, nossa plataforma proprietária de IA generativa e conjunto de serviços que personaliza, protege e escala interações digitais. Ao unir a academia e especialistas dos setores de CX e IA, buscamos desenvolver aplicações inovadoras e impactantes para o mundo real”.

Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo