A Voltera, empresa que atua no mercado livre de energia, desenvolveu uma plataforma própria que une monitoramento em tempo real, processos automatizados, inteligência artificial e ferramentas avançadas de business intelligence (BI). O objetivo é oferecer uma gestão energética mais eficiente, transparente e focada na diminuição de despesas.
Com medições realizadas a cada cinco minutos, a tecnologia da Voltera fornece um acompanhamento detalhado e contínuo do perfil de consumo dos clientes. Esse nível de precisão possibilita identificar tendências, antecipar irregularidades e recomendar medidas que evitem penalizações e melhorem o uso da energia — como a transferência do consumo para horários fora de pico. A plataforma também apresenta análises sobre o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), bandeiras tarifárias e performance dos contratos, permitindo decisões mais embasadas.
“A tecnologia sempre foi a base da nossa operação. Criamos um sistema nativo digital, 100% em nuvem, com integração via API e automações que substituem processos antes burocráticos. Nosso diferencial está na capacidade de combinar performance, segurança e escalabilidade para apoiar tanto nossos clientes quanto nossa equipe em decisões ágeis e com menor margem de erro”, afirma Alan Henn, CEO da Voltera.
Comprometida com a proteção de dados e a aderência à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a empresa garante que os clientes mantenham total controle sobre suas informações, com regras claras de governança e gestão personalizadas para cada organização atendida.
Hoje, a solução já está presente em mais de 250 empresas pelo país e acumula uma economia superior a R$ 40 milhões. “Nosso modelo alia tecnologia de ponta com atendimento consultivo. Acreditamos que o futuro do setor elétrico passa por soluções que unem inteligência, automação e proximidade com o cliente”, conta Henn.
Além das funcionalidades de análise, a plataforma automatiza tarefas como emissão de notas fiscais, geração de boletos e envio de relatórios mensais sob medida. “Nós estamos desenvolvendo com o uso de machine learning a previsão de carga futura com base em padrões históricos e variáveis de comportamento de consumo. Nossos próximos lançamentos incluem uma nova tela de pagamentos e ferramentas mais robustas para insights de performance e consumo”, finaliza Alan.
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