Desde 2021, o Serviço de Gestão de Redes de Água e Esgoto, desenvolvido pela Amanco Wavin, evitou o desperdício de 28,2 milhões de metros cúbicos de água, resultando em uma economia estimada de R$ 2,6 bilhões. A ferramenta utiliza tecnologia avançada e inteligência artificial para monitorar vazamentos, calcular perdas, detectar ligações clandestinas e identificar variações de pressão e riscos de contaminação em tempo real.
O Brasil perde anualmente 3,6 bilhões de metros cúbicos de água tratada devido a vazamentos, de acordo com o Estudo de Perdas de Água 2024 do Instituto Trata Brasil. Esse desperdício agrava a crise hídrica, aumenta os custos das companhias de saneamento e dificulta a preservação dos recursos hídricos.
O serviço da Amanco Wavin conta com uma Central de Controle, onde engenheiros monitoram continuamente vazamentos, rompimentos, controle de pressão, telemetria e funcionamento da rede hidráulica, operando 24 horas por dia, sete dias por semana.
“O Amanco Wavin Serviços caminha em paralelo ao nosso compromisso de melhorar a vida ao redor do mundo e contribuir para as metas do Marco Regulatório. Com soluções como essa, ajudamos a tornar as cidades mais resilientes e preparadas para os desafios do futuro”, afirma Fabiana Castro, Head de Infraestrutura e Novos Negócios da Amanco Wavin.
Em expansão global, o serviço também está presente no Peru, México e Colômbia, atuando para melhorar a eficiência hídrica nesses mercados. “Para 2025, a expectativa é ampliar ainda mais essa presença, fortalecendo parcerias já existentes e levando inovação e sustentabilidade a ainda mais cidades, fazendo acontecer a verdadeira transformação na gestão hídrica”, conclui a executiva.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo