A ODATA, empresa da Aligned Data Centers especializada na construção e operação de data centers na América Latina, anunciou o lançamento da primeira instalação no campus DC QR03, localizado em Querétaro, no Parque Industrial PyME. Este é o maior projeto de data centers da companhia no México e representa um investimento total superior a US$ 3 bilhões. Quando totalmente concluído, o campus terá capacidade para fornecer até 300 MW de potência de TI.
O complexo contará com cinco edifícios distribuídos em uma área de quase 275 mil metros quadrados. A primeira unidade já está em operação, com capacidade de 72 MW, pronta para atender à crescente demanda de empresas de nuvem e inteligência artificial.
Em fevereiro de 2025, a empresa energizou 200 MW na primeira fase do projeto, um avanço relevante diante das dificuldades históricas do México em expandir sua infraestrutura energética para suportar o crescimento tecnológico. A segunda fase prevê a expansão para 400 MW, o que deve contribuir significativamente para reduzir os gargalos no fornecimento de energia para data centers na região de Querétaro.
“Com três clientes âncoras de hiperescala já comprometidos, o QR03 é um campus estabelecido e altamente conectado e um centro de interconexão essencial para Querétaro e México”, afirma Ricardo Alário, CEO da ODATA. “Com energia abundante e uma forte presença dos principais provedores de nuvem e IA, prevemos que esse campus desempenhará um papel central no desenvolvimento da infraestrutura digital do México”, completa.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo