Nova mudança de rota. A OpenAI anunciou que continuará funcionando sob o controle de sua fundação sem fins lucrativos, abandonando planos para se tornar uma empresa com fins lucrativos integral. A decisão foi comunicada pelo CEO Sam Altman em um e-mail aos funcionários, publicado no site da empresa.
Segundo ele, a mudança de rumo ocorreu após conversas com líderes civis e com os procuradores-gerais da Califórnia e de Delaware.
Criada em 2015 como uma organização sem fins lucrativos, a OpenAI adotou posteriormente uma estrutura híbrida, com um braço comercial capaz de gerar receita limitada. No ano passado, a empresa havia revelado planos para se transformar em uma “public benefit corporation” (PBC), modelo jurídico que permitiria operar com fins lucrativos, mas com compromisso formal com objetivos sociais.
A proposta visava facilitar a captação de grandes investimentos, mas gerou controvérsia. Ativistas da área de segurança em inteligência artificial criticaram a mudança, e Elon Musk, cofundador da OpenAI, entrou com um processo contra a empresa, alegando que ela havia se desviado de sua missão original de desenvolver IA de forma segura e aberta.
Com o novo plano, a estrutura comercial da OpenAI passará a ter maior liberdade para gerar lucros, mas continuará subordinada ao conselho da entidade sem fins lucrativos. A mudança ainda precisa ser aprovada pelos governos estaduais da Califórnia e de Delaware, onde a empresa está sediada e registrada.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo