Adoção da IA no Brasil

Pesquisa da Microsoft aponta otimismo das pequenas empresas brasileiras com IA

Entre as empresas entrevistadas, 77% dos tomadores de decisão consideram que a IA agiliza processos

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Três em cada quatro micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras estão otimistas em relação ao impacto da inteligência artificial (IA) em seus negócios. É o que mostra a pesquisa “IA em micro, pequenas e médias empresas: tendências, desafios e oportunidades”, encomendada pela Microsoft à Edelman Comunicação.

O estudo revela que 77% dos tomadores de decisão acreditam que a IA agiliza os processos da empresa. Além disso, 73% das companhias afirmam que continuarão investindo ou investirão pela primeira vez nessa tecnologia, sendo que 61% já possuem plano de ação ou metas específicas relacionadas ao tema.

“As empresas brasileiras estão cada vez mais cientes de que a IA pode ser uma aliada no crescimento do negócio. É por isso que vemos o otimismo se traduzir em planos de ação”, afirma Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups na Microsoft Brasil.

A familiaridade com a tecnologia também está em alta: 52% dos tomadores de decisão afirmam estar extremamente ou muito familiarizados com a IA. O entusiasmo é maior entre as pequenas empresas (10 a 99 funcionários), com 85% demonstrando intenção de investir, seguidas pelas micro (1 a 9 funcionários), com 71%, e pelas médias (100 a 249 funcionários), com 64%.

Foto: Freepik

Os motivos para adoção da IA variam conforme o porte da empresa. Para 59% das médias e 53% das pequenas, os principais ganhos estão em eficiência, produtividade e agilidade. Já entre as microempresas, 60% apontam a melhoria no serviço e na satisfação dos clientes como a principal motivação. A redução de custos aparece com menor relevância, sendo citada por apenas 13% das micro e pequenas e 12% das médias empresas.

A pesquisa também destaca os desafios enfrentados pelas MPMEs na adoção da IA. Entre eles, a dificuldade de contratar talentos qualificados (28%) e de capacitar os profissionais já contratados (24%). O problema é mais acentuado nas empresas de médio porte, onde 33% relatam obstáculos na formação de seus times.

As habilidades em IA já lideram a demanda entre as médias empresas (63%) no processo de recrutamento e desenvolvimento de talentos. A busca por esse tipo de conhecimento também é significativa nas pequenas (41%) e micro (30%), que continuam priorizando também as chamadas soft skills, como trabalho colaborativo e habilidades interpessoais, ambas com 52%.

“A transformação digital é realizada de maneira estratégica quando é feita com inclusão. A capacitação em IA deve ser considerada nas estratégias de aquisição e retenção de talentos, independentemente do porte da empresa. O futuro da IA no Brasil passa pela inclusão produtiva das MPMEs e qualificação de seus colaboradores. Para os profissionais que desejam se tornar mais competitivos, desenvolver essas habilidades é essencial. Na Microsoft, temos diversas iniciativas gratuitas para endereçar esse desafio”, afirma Andrea Cerqueira.

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