A Roblox anunciou que construirá seu primeiro data center na América do Sul em 2026, localizado em São Paulo. O objetivo do investimento é expandir a presença da empresa no Brasil e fortalecer o uso de inteligência artificial na plataforma.
“Brasil, está finalmente acontecendo. No início de 2026, a Roblox lançará novos servidores em São Paulo — marcando um avanço importante na nossa infraestrutura na América Latina”, disse a Roblox em um comunicado no LinkedIn.
A empresa declarou que esse investimento vai melhorar significativamente a experiência na Roblox, oferecendo desempenho mais fluido, tempos de carregamento mais rápidos e menor latência para milhões de jogadores na região.
Em reportagem publicada no jornal “Valor Econômico”, o diretor sênior de engenharia da Roblox, Jim Greer, afirmou que o Brasil é o segundo maior país tanto em número de usuários quanto de criadores.
Além de melhorar a performance da plataforma no Brasil, o novo centro de dados será fundamental para ampliar o uso de ferramentas de IA. A tecnologia já é usada para traduzir mensagens, criar scripts e modificar objetos 3D.
Greer destacou que criadores que utilizam IA têm 10% mais chance de concluir seus primeiros jogos — índice ainda maior entre mulheres.
“Isso mostra que a IA realmente reduz a barreira de entrada para muitas pessoas. Elimina o trabalho maçante”, concluiu.
Receba em seu email um resumo semanal com notícias exclusivas e reportagens sobre o mercado de IA no Brasil e no mundo