A Webmotors acaba de dar mais um passo na transformação digital da jornada de compra e venda de veículos no Brasil. Em parceria com a Amazon Web Services (AWS), a empresa incorporou recursos de inteligência artificial (IA) ao processo de negociação, com foco na melhoria da experiência do consumidor.
A nova funcionalidade, já em operação em aproximadamente 1,8 mil concessionárias e revendas no país, permite que clientes que entrem em contato via WhatsApp recebam respostas imediatas e personalizadas — o que resultou em um aumento de oito vezes no nível de engajamento nas negociações.
Desenvolvida com uma abordagem moderna de aplicações em nuvem, a solução utilizou arquitetura Cloud Native e serviços Serverless da AWS, além da plataforma Amazon Bedrock. Com IA generativa, o sistema responde automaticamente às perguntas mais comuns dos consumidores, como ano de fabricação, quilometragem, equipamentos adicionais, condições de pagamento, localização da loja, entre outras informações. Após o atendimento inicial feito pela IA, os vendedores assumem o contato quando o cliente já está mais propenso a fechar o negócio.
Daniel Polistchuck, Chief Technology Officer da Webmotors, destaca como a tecnologia melhora a experiência de ponta a ponta. “Em nossas pesquisas internas, identificamos que o interesse do cliente diminui em 35% caso a resposta para sua dúvida leve 4 horas para ser respondida. Em 24 horas, esse interesse cai para 52%. Sendo assim, nossa solução melhora a experiência para o cliente ao oferecer respostas sobre um anúncio no momento que ele precisa, e para o vendedor, que recebe a negociação avançada e tem seu tempo otimizado para fechar negócio”, explica o executivo.
IA também atua na manutenção dos veículos
A inteligência artificial já vem sendo usada em outras frentes da Webmotors. Em 2023, a empresa lançou o Webmotors Serviços, uma plataforma com recursos de IA para facilitar o processo de manutenção de veículos. Com essa ferramenta, o motorista pode tirar uma foto de pequenos ou médios danos no carro e, em questão de segundos, obter um orçamento estimado para o reparo. O sistema identifica arranhões e amassados em até sete segundos e informa o valor aproximado, além de indicar oficinas próximas ao local da ocorrência.
Essa iniciativa reforça a estratégia da Webmotors de construir um ecossistema digital completo para compra, venda e uso de automóveis, mantendo-se competitiva e na liderança do setor automotivo digital no Brasil.
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